Montar móveis é provavelmente a parte menos excitante da decoração. Embora fosse bom para todos os móveis virem pré-montados, todas as grandes lojas de móveis vendem peças que não são. Enquanto ikea é o primeiro lugar que vem à mente, até mesmo o Hardware de Restauração tem itens de embalagem plana. Então, não importa qual seja o seu orçamento, é difícil evitar esse dilema.
No entanto, ter a montagem de móveis RJ não é necessariamente uma coisa negativa. Pode economizar dinheiro e criar sentimentos de orgulho e satisfação.
Um artigo de 2011 da Harvard Business School chamado “The Ikea Affect”, conclui que montar nossos próprios móveis nos faz apreciar mais. Mas, o processo de conseguir isso pode ser extremamente frustrante e muitas vezes pode envolver xingar o inventor de chaves de fenda em miniatura.
Se você já quis saber o segredo para montar móveis sem sofrer — só há uma maneira. Pague alguém para fazer isso por você.
Mas, se você insiste nesses sentimentos de felicidade momentânea toda vez que você passa por sua estante BILLY — a chave é abordá-la como um profissional.
O que você encontrará aqui
Pense antes de comprar
Considere o processo de montagem antes de clicar em comprar. J.B. Sassano, que é o presidente do Sr. Handyman, recomenda ler avaliações online e depoimentos antes de comprar o item para ter uma ideia melhor do processo. Assim, não há surpresas quando a caixa chega.
Se um grande projeto está além do seu nível de habilidade, Jack Johnson de Takl sugere procurar peças que vêm parcialmente montadas. “Às vezes você só tem que anexar duas ou três partes”, diz ele.
Um grande exemplo disso é a mesa LISABO da Ikea. Cada perna se prende com apenas um único parafuso, levando apenas alguns minutos para montar.
Seja realista
Alguns itens, como quadros de cama estofados, provavelmente são melhor deixados para os profissionais de montagem de móveis, de acordo com um faz-tudo da Thumbtack.
Ele explicou: “O estofamento é estendido e preso a esquadrias de madeira. Os quadros são construídos com pontos de conexão embutidos que muitas vezes são bloqueados, obscurecidos ou desalinhados pelo estofamento.”
Cômodas também podem ser desafiadoras. Não porque eles são particularmente difíceis de montar, mas porque o processo é tão tedioso.
Uma cômoda em tamanho real com seis gavetas pode ter até 300 peças e componentes, de acordo com o representante da Thumbtack.
Johnson observou que o processo é mais difícil porque “as gavetas geralmente são montadas separadamente, então tem que estar alinhadas com a peça maior”.
Montar no local certo
Enquanto você pode ser tentado a montar uma mesa para o seu escritório no conforto de sua sala de estar — pense novamente. Dan DiClerico, especialista em home expert do HomeAdvisor, enfatizou a importância da montagem de móveis na sala onde serão usados, especialmente para peças mais pesadas. “Além de ser uma dor de se mover, esse armário ou mesa de canto é passível de arranhar paredes e pisos durante qualquer movimento.”
Abra a caixa cuidadosamente
Não danifique os móveis ou o chão antes de começar. DiClerico diz para abrir a caixa com cautela porque tesouras ou cortadores de caixa podem ser prejudiciais. Use a caixa para proteger seus andares enquanto você constrói.
Leia as instruções
A primeira coisa que você precisa fazer antes de qualquer outra coisa é ler as instruções de montagem. Então leia de novo. Entenda o processo do que você vai fazer. DiClerico também recomenda re-verificar as instruções de tempos em tempos.
Prepare-se para o sucesso
Depois de desempacotar cuidadosamente tudo, DiClerico diz que é melhor identificar todas as peças. Em seguida, agrupar itens semelhantes e colocá-los em ordem. “Os profissionais muitas vezes armazenam pequenos hardwares, como porcas e parafusos, em copos plásticos para evitar que eles se enrolem ou se misturem.”
O faz-tudo de Thumbtack acrescentou: “Tire um momento para considerar a orientação adequada dos componentes envolvidos: para cima, para baixo, esquerda, direita, frente, para trás. Bordas acabadas geralmente enfrentam para cima ou para frente. Os lados esquerdo e direito geralmente são imagens espelhadas com superfícies terminadas voltadas para fora ou para cima. Com componentes que se parecem, mas não são, procure variações no espaçamento ou quantidade de orifícios. A peça superior ou inferior pode ter buracos adicionais ou pinos.”
Janice Simonsen, que é porta-voz de design da Ikea, diz para verificar as instruções e procurar por setas. Eles indicam a posição correta em que uma peça precisa estar para garantir a montagem adequada.
Então não se esqueça de montar tudo em ordem. Fazer o contrário é muito provável que leve a erros.
Segurança Em primeiro lugar
De acordo com a Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo, aproximadamente um quarto de todos os acidentes envolvem móveis como cômodas e mesas. Especialmente se você tem filhos pequenos, itens mais pesados precisam ser ancorados na parede com alças, suportes ou aparelhos.
Thumbtack’s Handyman me disse que peças grandes, volumosas e altas como guarda-roupa ou armários de parede podem ser perigosas de montar. “A integridade estrutural não é alcançada até as últimas etapas de montagem. Colocar as últimas peças no lugar e ficar de pé da unidade pode ser perigoso.”
Se você não tem certeza se uma peça em particular precisa de duas pessoas para a montagem, Johnson sugere verificar as instruções. Note que as instruções de Ikea sempre indicarão isso.
Mas talvez este conselho dele seja o mais sensato: “Não tente ser um herói. Encontre um ajudante.” Porque ao pagar alguém para montar seus móveis não resultará em sentir “O Afeto Ikea”, você sentirá uma certa sensação da satisfação sabendo que suas habilidades residem melhor na arte da delegação.