4 Dicas para Contratar um Detetive Particular no RJ

Vamos dar algumas dicas na contratação de um detetive particular RJ. Os investigadores particulares são profissionais treinados em investigar e averiguar os comportamentos das pessoas para confirmar se algum tipo de suspeita levantada é verdadeira ou não.

Na maioria dos casos os detetives particulares são contratados quando alguém suspeita que o(a) parceiro(a) esteja traindo.

Entretanto, a suspeita de traição é só um dos assuntos da qual a investigação particular é requisitada. Conheça algumas outras áreas do trabalho de um investigador:

  • localização de pessoas desaparecidas
  • investigação de atitudes inadequadas de filhos adolescentes (drogas, por exemplo)
  • irregularidades empresariais (como furtos ou espionagem)

Esses 3 exemplos acima são motivos para a procura por serviços de um detetive particular profissional.

Contudo, é necessário que haja muito cuidado na contratação de um detetive particular.

Esse profissional investigativo terá acesso à informações muito pessoais sobre as vidas das pessoas, fazendo necessário que o detetive seja alguém que te dê confiança.

Foi pensando nisso que resolvemos dar 4 dicas na contratação dele:

Contato inicial

O 1º contato (conversa) entre o cliente e o investigador é de suma importância e já mostra muitas coisas sobre a índole do profissional.

A recomendação é que ninguém saiba que você está iniciando um contato com um investigador.

Por razões de segurança, p ideal é que todas as informações que você fornecer para o detetive particular sobre sua vida pessoal ou sobre a pessoa investigada não sejam compartilhadas via telefone.

Procure conhecer o detetive pessoalmente, em sua casa ou no escritório onde o profissional atende os clientes.

Avaliar o profissional

Busque saber que tipo de profissional você está lidando antes de iniciar o negócio. Avaliar a qualidade curricular do detetive particular para saber sobre suas experiências passadas.

Um ponto muito importante é considerar o tempo de atuação do investigador. O tempo de carreira!

De forma adicional a sugestão é sempre investigar na própria internet e também em órgãos competentes qual é a reputação do investigador.

Busque saber se o profissional tem a documentação exigida para exercer a profissão de detetive particular, assim como certificações de cursos e outros tipos de comprovações.

Busque a confirmação do profissional se a atuação dele realmente é sigilosa e segura. Desconfie de promessas que são difíceis de serem alcançadas, como por exemplo estipular um prazo curto e preciso de “resolvo seu caso em 4 dias” ou “monitoro 24h por dia”.

Para que esse tipo de serviço fosse possível, seriam necessários mais profissionais envolvidos.

Avaliar o ambiente

Quando você for visitar o escritório do investigador, faça uma avaliação do ambiente e tente descobrir se o profissional que fara a investigação possui a estrutura adequada de equipamentos para poder realizar a investigação.

Tente descobrir o tempo no qual o escritório do investigador está estabelecido no mesmo endereço.

Se o detetive não tiver um local fixo para atender, busque saber se esse profissional possui registro em algum sindicato em que seja possível conferir seus dados.

Contrato e provas

Os detetives particulares profissionais precisam criar contratos de serviço para registrar todas as atividades a serem desenvolvidas.

Este documento precisa ter:

  • os dados pessoais do detetive
  • os tipos de provas que serão obtidos
  • o tempo que o processo investigativo durar
  • os locais de investigação
  • os valores a serem cobrados e as possíveis formas de pagamento.

Quando a investigação terminar, confirme se as provas adquiridas realmente estão em conformidade com tudo o que foi contratado.

Bônus

Vamos colocar mais algumas dicas resumidas para você usar antes da contratação do profissional ou até mesmo da agência de detetives:

  1. Saiba se o Detetive Particular tem escritório em local fixo, garantindo segurança. Dessa forma você evita o desconforto de não saber mais o paradeiro do profissional.
  2. A experiência profissional do detetive particular sempre será uma boa referência a mais.
  3. Para fazer um orçamento compareça no escritório do detetive ou solicite a visita dele. Agindo assim você o conhecerá pessoalmente e vai tirar suas conclusões.
  4. Aquele ditado conhecido também se aplica aqui: “O barato pode sair caro”. Mas, não é uma regra o mais caro ser a melhor opção!
  5. Ao entrar em contato um investigador particular, não conte seus problemas pessoais por ligação telefônica, pois você não conhece quem está do outro lado da ligação.
  6. Ao entrar em contato com o profissional, faça uma avaliação pessoal do detetive através de seu currículo e de outras referências também.
  7. Verifique a capacidade do investigador particular ao entrar em contato com ele(a), pois há profissionais sem capacitação que oferecem 100% de eficácia, sem falar nos contratempos que podem acontecer na resolução do caso.
  8. Nunca esconda qualquer informação ao investigador particular que possa ser útil para o resultado da investigação! Por mais simples que uma informação possa ser, ela poderá servir no êxito do caso.
  9. Não contate ou se identifique ao agente do detetive particular que está realizando sua investigação, a fim de coibir prováveis transtornos futuros.
  10. No orçamento é necessário que o detetive particular numere todas as despesas que terá para evitar que haja alguma mudança no valor durante a investigação. Se tiver alguma mudança, ela precisará ser tratada de comum acordo antes de realizar a execução do trabalho.

Se a pessoa seguir as dicas acima, é possível contratar o serviço de detetive particular com mais segurança e tranquilidade.