O que você encontrará aqui
Treinamento Completo
Operação pré-operação
Manutenção de rotina regular
Um exemplo de lista de verificação diária básica pode ser parecido com isto:
- Verifique se há algo que pareça estar danificado ou possa interferir na operação
- Verifique se há pneus furados ou sinais de inflação inadequada
- Verifique todos os fluidos (combustível, óleo, fluido hidráulico, DEF e refrigerante / anti-congelante)
- Verifique as áreas de alta atividade da máquina e aplique graxa quando necessário
- Verifique as peças de desgaste; substitua conforme necessário
- Verificações de segurança padrão.
A segurança é a principal prioridade na maioria dos locais de trabalho. Isso não apenas garante um ambiente de trabalho adequado para os funcionários, mas é a chave para a operação produtiva do equipamento, tornando a verificação de segurança pré-operação uma das etapas mais importantes da operação da retroescavadeira.
Sempre que a escavação fizer parte de um escopo de trabalho, um local deve ser pré-inspecionado.
Quaisquer obstruções subterrâneas devem ser devidamente anotadas ou marcadas e comunicadas a todos os membros da equipe.
Se isso não tiver sido feito, um operador de retroescavadeira responsável deve ligar antes de cavar para evitar a interrupção inesperada do trabalho – ou pior, danos às linhas subterrâneas de serviços públicos e potenciais riscos à segurança.
Além das linhas utilitárias subterrâneas, os operadores de retroescavadeira também devem estar cientes das linhas aéreas e tomar cuidado para evitar o contato com elas.
Dicas adicionais de operação segura incluem:
- Toque a buzina antes de mover a máquina para alertar as pessoas próximas
- Certifique-se de que a lança está travada e a trava de giro está no lugar antes de dirigir a máquina
- Nunca saia do assento do operador quando a retroescavadeira estiver funcionando
- Não vá embaixo da máquina se ela estiver funcionando
Quando chegar a hora de desligar a máquina, estacione-a em uma superfície estável e, em seguida, abaixe a carregadeira e a caçamba para que fiquem com segurança no solo e engate o freio de mão.
Aquecimento para esfriar e tudo mais
As áreas acima discutidas são importantes para alcançar a operação ideal da retroescavadeira. Mas e quanto às dicas operacionais reais? Aqui estão seis práticas recomendadas que cada operador pode adotar.
- Após ligar a máquina, deixe-a aquecer um pouco antes de acionar os comandos. Isso dá ao fluido hidráulico a chance de circular e aquecer, evitando possíveis soluços de operação.
- Ao posicionar a máquina para escavar, engate os estabilizadores para evitar que a máquina balance ou tombe. Para melhor controle, expanda os estabilizadores até sua largura total.
- Não sobrecarregue o balde. Pode parecer uma forma de aumentar a produtividade e a eficiência, mas uma caçamba sobrecarregada pode derramar material e forçar a carregadeira – causando paralisações de operação imediatas e de longo prazo.
- Mantenha a caçamba baixa durante o transporte. Isso ajudará a evitar o derramamento de material e também evitará que a máquina tombe caso um obstáculo ou buraco seja encontrado.
- Evite ter que voltar e cavar novamente as áreas jogando fora da área de escavação imediata.
- Ao final do dia, dê tempo suficiente para a máquina esfriar antes de desligá-la totalmente. As verificações de manutenção, especialmente do motor, devem ser feitas somente quando a máquina estiver completamente resfriada.
- Embora não seja ciência de foguetes, o desempenho ideal da retroescavadeira não acontece por acidente. Os profissionais de equipamentos devem aplicar uma abordagem cuidadosa e completa à operação, todos os dias, a fim de obter o máximo de uma retroescavadeira.